terça-feira, 30 de agosto de 2016

O Desafio de Trabalhar QRP em Fonia no CVA DX Contest

Sem dúvida, não foi somente uma vez que escutei que operador de QRP é louco, más o que é loucura? Quando nos deparamos com uma estação que opera com muita potência, muitas das vezes verificamos que ela se preocupou somente com a transmissão.


No dia 28 passado, sem muita pretensão fui para a casa de um amigo em uma localidade de mais de 1.000 metros acima do nível do mar, e de lá realizei algumas horas de concurso, confesso que fiquei extremamente surpreso com algumas constatações.

Interessante é estar chamando uma estação de São Paulo, e não ser escutado, e um colega pedir permissão para me contestar e também estar em São Paulo.

Assim podemos ver que propagação e uma boa condição de escuta fazem toda a diferença, pois hora era elogiado por estar com Baixa Potência e outra hora levava alguns minutos para fazer o contato.

Isto sim faz com que o Concurso se torne interessante e uma estação com que consegue falar com poucos é na verdade vai fazer o desempate das grandes estações.

É realmente uma aventura e um grande desafio de paciência de quem opera e sem dúvida daquele que faz de tudo para fechar o contato com você, pois além de valorizar a estação, pelo conjunto transmissão verso recepção, adiciona uma pontuação a maior, que no caso do CVA Contest.

Não perder a oportunidade de se divertir é o grande diferencial de que faz a opção de operar QRP, é uma maneira simples e prazerosa, onde cada contato é comemorado de forma discreta.

Infelizmente o local não contava com sinal de internet para ao menos dar a localização aproximada e a altitude correta da Serrinha do Alambarí, local a 8 Km do trevo da estrada que liga Penedo a localidade de Visconde de Mauá, no interior do Rio de Janeiro, as Margens do Parque Nacional do Itatiaia.

Foram somente 40 contatos em fonia, a maioria com Rio, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais e em 10 metros com algumas do Nordeste, mas como falei a propagação é a grande rainha desta modalidade.


Não irei comentar sobre CW já que a maioria da vezes associamos a operação QRP com a telegrafia e ao modo digital, assim que cada dia mais entusiastas do Radioamadorismo se dediquem a conhecer belos lugares com estações simples e de forma prazerosa.

Um 73 a todos e Bons Contatos

de Cláudio Marcelo Teixeira - PY1CMT

5 comentários:

  1. Muito bom Cláudio. Eu ainda pretendo trabalhar QRP, me perece não só um exercício de radioamadorismo, mas também de paciência. Sucesso meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Cláudio. Eu ainda pretendo trabalhar QRP, me perece não só um exercício de radioamadorismo, mas também de paciência. Sucesso meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o espírito, operar QRP exige paciência, propagação e sorte

      Excluir
  3. Que maravilha esse mundo QRP. Basta termos uns poucos watts e uma antena muito boa, ressonante, que conseguimos fazer DX muito distantes. Fiquei surpreso quando fiz o Chile com 0,5W e a Finlandia com 3W... 73 de PY1ZB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, é um mundo fascinante, para aqueles que apreciam a operação portátil, SOTA, BOTA e etc, não tem configuração mais perfeita

      Excluir