sábado, 3 de outubro de 2015

Modo Digital JT65



É um programa de computador usado para sinais fracos de rádio comunicação entre Radioamadores. O programa foi inicialmente escrito por Joe Taylor, K1JT, nada mais que Joseph Hooton Taylor Jr. (nascido na Filadélfia, 29 de março de 1941) é um físico americano. Recebeu o Nobel de Física de 1993, pela descoberta de um novo tipo de pulsar, abrindo novas possibilidades no estudo da gravitação.

Desenvolvido e lançado no final de 2003,  destina-se a extremamente decodificar sinais fracos, contrário de outros modos, as mensagens são transmitidas como atômicas unidades depois de ser comprimido e então codificado com um processo conhecido como correção de erros para a frente (ou "FEC"). O FEC adiciona redundância de dados, de tal modo que todos caracteres de uma mensagem podem ser recuperado com sucesso mesmo se alguns dos pedaços não são recebidos pelo receptor.

 Os operadores também começaram a usar o modo JT65 para contatos nas bandas de HF, muitas vezes usando QRP (poder muito baixo de transmissão), o que é o caso de estar aqui divulgando esta modalidade digital que pela largura de banda, facilita ser escutado e decodificado a longas distancias, mesmo que ou ouvido humano não escute o sinal, pode ser decodificado pelo sistema.
Acredito ser uma boa opção de operação quando os ciclos solares se encontrarem em baixa, garantindo assim aos amantes do DX a possibilidade de buscar suas figurinhas para finalizar diplomas.

Bons contados e GD DX
de PY1CMT